Benin
Oficialmente e também reconhecido como Republica do Benin, este é um país localizado na região ocidental da Africa, tem como sua capital constitucional a cidade de Porto Novo, porém, é em Cotonou que fica a sede do governo e é considerada a maior cidade do país.
A língua oficial do país é francês, embora seus habitantes utilizem os idiomas regionais, como o Yoruba, Fon, Mina e Goun, em um âmbito religioso, a maior parte da população segue o cristianismo, islamismo e crenças locais.
Bandeira do País - Fonte: Web
Região que era referida como Costa dos Escravos, devido ao grande numero de escravos embarcados em direção ao Novo Mundo, foi governada pelo Reino do Daomé, quando a escravatura foi abolida e a França tomou conta do país, fora rebatizado como Daomé francês, logo em seguida com a independência da França, teve novamente seu nome alterado em 1960, dessa vez para Republica do Daomé, nome que só foi se alterar em 1975, adotando o atual nome de Benin, nome esse dado por conta da Baía de Benin que banha o país.
Economia do país
A Economia do Benin não é muito desenvolvida e muito dependente da agricultura da subsistência, ou seja, é baseada na produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, sua família e comunidade, tendo como principal objetivo suprir a alimentação familiar, os principais produtos de subsistência são:
-
Abacaxi
-
Amendoim
-
Arroz
-
Caju
-
Feijão
-
Mandioca
-
Milho
Ainda tinha incluso a produção de petróleo, mesmo que modesta, porém, foi cessada em anos recentes por conta do grande esgotamento das reservas, sendo esta apenas uma questão de tempo até a exploração de novos locais. Uma frota fornece peixes e alimentos marinhos para a assistência local e também para exportações, principalmente para a Europa.
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Importação
Importando aproximadamente U$ 4,34 Bilhões em 2017, Benin se tornou o 131º maior importador do mundo, mesmo com esse valor alto, durante os últimos anos o país teve uma queda nos valores, caindo de U$ 5,02 Bilhões para U$ 4,34 Bilhões, as importações recentes são liderados por Tecido de Algodão e Óleo de Palma logo em seguida.
Países que Benin Importa: China, Estados Unidos, França, Índia e Malásia.
Exportação
Se tornando o 156º maior exportador do mundo após exportar o equivalente a U$ 629 Milhões em 2017, a taxa de exportação assim como a de importar sofreu uma queda, de 1,04 Bilhões para 629 Milhões, na liderança de produtos exportados, o Algodão em rama fica em primeira colocação, seguida de Coco, Castanha do Brasil (Castanha do Pará) e Castanha de caju.
Principais países que exportam: China, Coreia do Sul, Índia, Líbano e Mali.
Fonte: OEC
Portos Principais de Benin
De acordo com estudos e pesquisas, existe apenas um Porto principal em Benin e fica na cidade de Cotonou, existe também o Seme terminal que fica no meio do mar, mas não existem muitas informações sobre ele.
Porto de Cotonou
Fonte: Via Web
Embora a capital oficial do Benin seja Porto Novo, é em Cotonou que as coisas acontecem, além de ter uma grande movimentação comercial, muitas organizações nacionais e governamentais estão instaladas ali, além de claro, ser o porto oficial.
O Porto Autônomo de Cotonou foi criado em 31 de Dezembro de 1964, é a autoridade portuária e responsável pela manutenção e operação das instalações no porto, tem um importante papel na produtividade e economia beninense, sendo essa o principal foco na economia nacional, tendo uma participação de 90% do comércio com o exterior, gerando quase 60% de Produto Interno Bruto ou PIB e contribui tanto para as receitas aduaneiras quanto para as fiscais.
Além disso, o Porto de Cotonou também é entrada para outros países juntos na África Ocidental como o Níger, Mali e Burquina Faso, sendo o Porto o primeiro a ser de transito com a Republica do Níger. Muitas das mercadorias são reexportadas para outros mercados, como a Nigéria, país com quem tem um comercial informal, e para o Níger, é um porto conhecido por ter fortes águas profundas.
Consulado e embaixada no Brasil
Embaixada de Benin
St. de Habitações Individuais Sul QI 9 - Brasília, DF, 71625-110
(+55) (61) 3263-2136
(+55) (61) 3263-2183